Central de Atendimento

11. 3564-0565     11. 94265-4725

Dicas da Arquiteta - Box de Vidro

O Box de Vidro é perigoso? Entenda os cuidados e manutenções necessárias

Saiba quais são os cuidados necessários para garantir a sua segurança ao usar um box de vidro no seu banheiro.

Existe uma grande preocupação com o uso do vidro no banheiro. Depois de ouvir falar sobre alguns acidentes, fica a pergunta: será que o Box de vidro é perigoso?

vidro temperado
Escolha o vidro temperado

O vidro temperado sofre um processo térmico para aumentar a sua resistência. Chega a ser quatro vezes mais forte que um vidro comum da mesma espessura, e resiste melhor às variações de temperatura, evitando o choque-térmico. Portanto, é o mais indicado para o Box do banheiro.

Além disso, quando o vidro temperado quebra, ele se parte em vários pedaços pequenos e não cortantes. É uma cena que assusta, a princípio, mas garante a sua segurança. Como os pedaços não são afiados, o risco de alguém se machucar é bem menor que o vidro comum – ou mesmo o acrílico, que se quebra em pedaços maiores e cortantes.

Fique atento para a qualidade do material, escolha sempre uma empresa de confiança.

Depois da instalação, é necessário tomar precauções também na hora de utilizar o Box.

No dia a dia, não se esqueça de conferir o estado do Box. Se ele estiver trincado, faça a substituição o mais rápido possível. Irregularidades no seu funcionamento – como uma porta agarrada ou deslizando com dificuldade – também devem ser corrigidas logo. Verifique se as roldanas estão funcionando corretamente.

Quando encontrar algum problema, contrate um profissional especializado para fazer os reparos.

Tenha cuidado no manuseio

Evite abrir e fechar o Box com muita força, já que um impacto violento pode danificar e até “estourar” o vidro. Da mesma forma, evite o choque de materiais rígidos contra o vidro – como o cabo da vassoura e do rodo, durante a limpeza. Tome cuidado com o piso molhado e as quedas, já que você pode acabar atingindo o Box. Além disso, não pendure objetos pesados nos trilhos.

Fique de olho nas crianças!

Não deixe que as crianças tomem banho sem a supervisão de um adulto da sua confiança. Isso é importante não só para evitar que os pequenos causem acidentes – empurrando a porta com força ou chutando o Box no meio de uma brincadeira, por exemplo – mas para garantir socorro imediato, caso seja necessário.

Oriente seu filho a deixar a porta do banheiro destrancada. Se houver algum problema com o Box, você consegue entrar rápido para ajudar.

limpeza vidroDicas de limpeza e manutenção DE VIDROS E ESPELHOS

Manter o Box de vidro sempre limpo é uma tarefa muito simples, ainda mais com algumas dicas práticas. Confira algumas:

• Use sempre panos macios e evite acessórios que possam danificar o material. Esponjas de aço, por exemplo, devem ser substituídas, porque podem riscar o vidro.
• Produtos ácidos também não são recomendados. Prefira os específicos para a limpeza de vidros ou use água morna com sabão neutro.
• Sempre finalize a limpeza com um pano seco e macio.

Além disso, vale considerar impermeabilizar o seu Box de vidro. Assim, você evita manchas de gordura, sabonete, shampoo e outros produtos.

Não existe nenhuma mágica para mantê-los sempre limpos.

O segredo da limpeza sem manchas está, na verdade, no modo como se faz a limpeza e no uso de produtos corretos, na quantidade adequada.

Pensando nisso, separamos algumas técnicas infalíveis na hora de limpar vidros, fachadas e espelhos.

É preciso cuidados!

Mas a limpeza do Box de vidro ou vidros no geral pode parecer fácil, já que em sua maioria são lisos e não acumulam tanta sujeira como outros materiais porosos. No entanto, é preciso ficar atento com a aplicação de certos produtos de limpeza em vidros, espelhos ou boxes já que alguns possuem metais em sua composição e podem oxidar se não forem limpos corretamente.

Devido ser um produto delicado, a utilização de certas substâncias e técnicas de limpeza incorretas pode riscar e danificar o vidro.

Vale ressaltar que além das dicas a seguir, há no mercado empresas especializadas para limpeza de vidros e equipamentos e produtos específicos para limpeza de vidros fabricados para essa finalidade.

Limpar vidros, fachadas e espelhos com produtos em casa.

Se você adora essas receitas que podemos aplicar com o que temos em nossas casas… Então, veja abaixo:

Água e Sabão neutro – De modo geral utilizar água, sabão e um pano macio que não solte fiapos (perfex, por exemplo) são o suficiente para a maioria das manchas. Mas é importante secar bem depois de limpar os vidros.

Vinagre branco (sem excesso) – Se a mancha persistir utilize uma esponja macia (não use o lado grosso) embebida em vinagre branco. Após remover a mancha utilize a dica acima (água e sabão) e seque bem.

O papel correto – Papel toalha de qualidade e panos de microfibra é muito útil na limpeza. Tenha-os sempre em mãos para efetuar a secagem após a limpeza de vidros.

Nada de tolhas de algodão – Esse é um erro comum – utilizar toalhas de algodão para limpar vidros, fachadas e espelhos. O resultado não poderia ser outro: fiapos espalhados por todo o vidro.

O mito do jornal velho – Muitos utilizam jornal velho na limpeza de portas de vidro. Inclusive alguns hotéis, por muitos anos, usaram essa técnica. Apesar de servir na limpeza (devido a química existente na tinta do jornal) isso suja suas mãos e pode sujar o local onde está sendo feita a limpeza.

Água quente para gordura – Se a mancha for de gordura a água quente com sabão neutro dá conta do recado. Se forem limpar janelas e vidros grandes utilizando rodo, lembre-se de fazer o trabalho rápido. Lave e seque para ter um bom acabamento no serviço.

Receita caseira para limpar vidros, fachadas e espelhos.

Essa receita ajuda a tirar aquelas manchas incômodas, principalmente, aparecem no vidro do Box de banheiro.

Ingredientes
- 1 litro de água morna
- 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de sabão em pó
- 1 colher (sopa) de vinagre branco
- 1 colher (sopa) de álcool – 30% ou 70%

Você deve usar essa mistura ainda quente e mergulhar a esponja ou o pano.

Com o lado macio faça movimentos circulares em todo o vidro do seu Box. Após espalhar essa solução em todo o vidro, aguarde 10 minutos.

Enxague bem, para remover a solução que ficou em contato com o vidro do seu box de banheiro e seque com um pano macio que não solte fiapos.

Quando perceber que está bem seco utilize um pouco de “lustra móveis”, em um pano.

Isso vai criar uma camada protetora em todo o vidro.

Conclusão

Como pôde ser notado, existem muitas dicas na hora de colocar a mão na massa e fazer a limpeza de vidros e espelhos em casa.

Mas é necessário o total cuidado e claro, saber se o produto tem qualidade para evitar situações desagradáveis.

Em casos de dúvidas, você pode consultar um (a) arquiteto (a) de sua confiança!

No entanto, essas são algumas dicas importantes para limpar vidros e espelhos…

Servem para divisórias, portas, tampos de mesa, janelas, espelhos, guarda corpo, pele de vidro, cobertura de vidro e envidraçamentos em geral.

Essa tendência requer uma atenção especial no cuidado com a manutenção para que não apresentem aparência de descuido.

Dicas de limpeza e manutenção DE BOX

Manter o Box de vidro sempre limpo é uma tarefa muito simples, ainda mais com algumas dicas práticas. Confira algumas:

• Use sempre panos macios e evite acessórios que possam danificar o material. Esponjas de aço, por exemplo, devem ser substituídas, porque podem riscar o vidro.
• Produtos ácidos também não são recomendados. Prefira os específicos para a limpeza de vidros ou use água morna com sabão neutro.
• Sempre finalize a limpeza com um pano seco e macio.

  Ligar Agora